Várias situações, decisões e ações já aconteceram na minha trajetória empreendedora que foram um marco importante em cada período.
Cada negócio funciona com uma engrenagem diferente e demanda processos diversos, mas a verdade é uma só: negócio precisa ser negócio!
Compartilho assim algumas decisões que foram fundamentais para o meu processo de crescimento profissional, e que podem fazer sentido para seu momento também.
✅ Propósito x Negócios
Eu idealizei o meu negócio baseado em um propósito pessoal, e foi preciso a revisão dos meus critérios + foco em negócios para dar uma nova rota e rumo para ele.
Meu negócio podia ser pessoal, mas ele também precisava ser profissional.
O propósito continua existindo, mas de uma forma pessoal e intimamente mais profunda (e muito mais para mim do que para meus clientes).
O que eu fiz: foco em pipeline, vendas e gestão financeira.
Ps.: O Planner Empreendedor representa um pedaço desta estruturação do meu negócio, e hoje é uma ferramenta que divulgo e você pode baixar.
✅ Gestor de tráfego | Marketing Digital
Contar com um profissional de estratégia digital no meu negócio foi (e tem sido) um ingrediente que não tem mais como não ser considerado.
Todo negócio precisa de marketing digital atualmente.
Porém, com mercado em ascensão rápida, tenho visto profissionais duvidosos e com promessas milagrosas que não se encaixam na realidade (e no orçamento) das empreendedoras.
Eu encontrei um profissional que respeito, admiro e entende o propósito do meu negócio
Ps.: Nada melhor que referência e compartilhar o perfil do meu “sócio” digital, que pode ter uma solução para seu negócio. Conheça quem ele é.
✅ Raso x Profundo
Se idealiza e projeta no profundo… mas se vende no raso!
Muitas vezes eu quis explicar sobre meu negócio e serviços de uma forma mais completa e a verdade é que as pessoas não têm muita paciência. Além do mais, nem todas as pessoas estão em um nível de consciência para conversas mais profundas, né?
Passei a simplificar minha mensagem (e minhas ofertas) e a neblina dissipou.
Simplificar não é reduzir, e sim facilitar.
Ps.: Já propus alguns desafios nessa temática, que é o Desafio Clareza Empreendedora. Mesmo não estando mais ativo, vou compartilhar o formulário que eu utilizava para aplicar esse conhecimento nos processos. Dependendo da qualidade das suas respostas, quem sabe eu não te dê uma devolutiva. Link para Ferramenta Clareza Empreendedora.
✅ Público
Entender com quem eu queria falar e direcionar a narrativa da minha comunicação como uma conversa com essas pessoas diretamente.
Essa decisão tornou minha comunicação mais leve e natural – pois eu estava falando com a pessoa certa.
O que tornou ainda mais rico o processo, é que eu falo com pessoas no qual eu entendi a dor e necessidades, por já ter passado por isso (não é uma comunicação vazia).
Meu público: Mulher Empreendedora e Pequenos negócios.
✅ Isca paga
O que é isca? Uma contrapartida que entregamos ao nosso potencial cliente em troca do contato dele.
Meu gestor de tráfego teve uma ideia genial (já falei sobre a importância do marketing digital acima) de fazer o investimento em tráfego com a venda de um produto. Ou seja, a receita da venda é revertida em campanhas de marketing. Ou seja, de novo, a venda dos produtos bancam/patrocinam meu investimento em tráfego pago.
A sensação é de uma verba de tráfego infinita.
Ps.: Dica de ferramentas que usamos por aqui para a landing page (Canva para fazer a arte, Active para captação e gestão do e-mail, Hotmart para venda do produto).
✅ Estratégia online x Conexão off-line
Sim, o digital é uma ótima maneira para quem quer escalar escalar o negócio. Para isso, precisamos ativar nossa presença digital, gerar muito conteúdo de valor e entender as plataformas online.
Mas, é muito do que fazemos no off-line, ou seja, no presencial, que valida a nossa autoridade na área que atuamos.
Eu tenho uma dedicação online para o meu negócio, mas também estou na rua em eventos e reuniões presenciais fazendo networking.
Se fosse para resumir esta estratégia: atue em praças digitais e faça networking.
Ps.: Para quem tem uma bagagem na área comercial, indico o bom e velho Pipeline para fazer a gestão das suas oportunidades (digitais e presenciais).
Com certeza o Pipeline faz parte do O Planner Empreendedor.