Quando começamos a empreender, sonhamos em ter mais tempo livre e mais tempo para a família.
Acontece que, pela desorganização ou falta de planejamento, acabamos vendo nosso lado empreendedor como uma prisão: trabalhamos muito mais que antes e cada vez temos menos tempo.
“Ser sábio é melhor do que ser forte; o conhecimento é mais importante do que a força. Afinal, antes de entrar numa batalha, é preciso planejar bem, e, quando há muitos conselheiros, é mais fácil vencer”.
(Provérbios 24:5-6)
Quem escreveu esse provérbio foi Salomão, considerado o homem mais sábio do seu tempo. Ele mostra a importância do processo de planejamento (e de mentoria) para aquilo ao qual se tem dificuldade.
Não adianta trabalhar muito (volume), sendo que precisamos trabalhar com sabedoria (processos e planejamento). E fica ainda mais fácil progredir quando buscamos o direcionamento de quem conhece o processo, quem de certa forma conhece o caminho melhor do que nós.
Por isso, o planejamento é essencial para que não só o seu negócio fique saudável, como a sua vida empreendedora e a sua vida em família.
Costumo falar que, se nós criamos os nossos critérios, valores e propósito do nosso negócio, em que momento nos tornamos reféns da nossa própria criação? Acredito que tenha sido no momento do desespero.
Trate seu negócio como negócio! Seja você a gestora dele! Faça sua empresa trabalhar para você!